Rua Cosme Velho-1105-Rio de Janeiro.

Estacionamento gratuito no local

Bartender, Barista e Mixologista: Desvendando as Diferenças Entre Essas Três Profissões

Toda Mixologista é Bartender, mas Nem Todo Bartender é Mixologista. E Onde o Barista se Encaixa Nisso Tudo?

Às vezes, o medo do desconhecido nos impede de explorar novos sabores, levando-nos a perder experiências únicas. Assim como alguém que ama carne pode hesitar em experimentar pratos veganos, algumas pessoas relutam em se aventurar em bebidas diferentes das que estão acostumadas. Será que estamos presos em nossa zona de conforto gastronômica?

No Metiers, acreditamos que, por meio das experiências que proporcionamos em nossos workshops e oficinas envolvendo chá, café e drinks, podemos abrir as portas da percepção sensorial de cada indivíduo, incentivando-os a explorar além do familiar. Um sabor desconhecido pode desencadear memórias, sentimentos e sensações incríveis, e está apenas a um passo, ou um gole, de chegar até você.

Diferenças na função de barista, mixologista e barista.

Para iluminar esse caminho, vamos explorar as funções de três profissionais que trabalham incansavelmente para proporcionar novos sabores por meio de suas bebidas. Os drinks preparados por um bartender (traduzido livremente como “pessoa responsável pelo bar”) consistem em coquetéis com destilados e similares, além de gerenciar todas as operações no bar, incluindo:

  • A manutenção e limpeza das máquinas utilizadas diariamente.
  • A organização do estoque de ingredientes e insumos.
  • As habilidades sociais necessárias para atender e interagir com os clientes de forma atenciosa e eficaz.

Quando um bartender decide elevar seu jogo e proporcionar bebidas excepcionais por meio de criatividade e pesquisa, ele se torna um mixologista. Esse profissional eleva o padrão de qualidade em termos de sabor, apresentação e atendimento, levando a experiência do cliente a um nível totalmente novo.

Por outro lado, temos o barista, um bartender que se especializa na arte do nosso grão favorito: o café. O barista compreende os processos do café para explorar as infinitas possibilidades de bebidas, quentes ou geladas, alcoólicas ou não. Eles podem trabalhar em cafeterias ou restaurantes, sempre com foco em surpreender através de sua experiência com máquinas e sua habilidade em harmonizar sabores.

Importância de cada função.

Por todas essas razões, a presença de um bartender em um negócio é tão importante. O profissional que trabalha de forma específica para garantir produtos exclusivos fará a diferença quando o assunto for qualidade e inovação. Nosso bartender entrega os melhores drinks de café e, em seu treinamento para barista, ele aprende sobre os processos dos grãos para materializar a bebida mais adequada ao gosto do cliente.

Desde a plantação, moagem, torrefação, degustação até momento do servir à mesa, o entendimento dos Cafés Especiais se faz necessário para que uma cafeteria se torne muito mais que um lugar mas sim, um espaço onde o conceito de qualidade desse produto ressignifique a cada descoberta feita pelas pesquisas do amplo mercado da nossa bebida favorita. No Metiers, continuamos a criar momentos especiais para tirar o medo do desconhecido e mostrar o quão surpreendentes podem ser as experiências quando nos abrimos ao novo por meio do conhecimento e da criatividade desses profissionais. Seja para desfrutar de um chá da tarde ou um café, ou um drink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *