Sumário
ToggleA Metáfora entre a Subida de uma Trilha e os Desafios da Vida
Ao empreender a subida de uma trilha se assemelha muito à nossa jornada na vida. Muitos nos avisam que não será fácil, que enfrentaremos obstáculos e que será necessário ter paciência, persistência, foco e disciplina. Tudo bem não ser fácil, mas será que precisa ser tão difícil?
Preparação é Chave: Como na Vida, Aparatos Adequados São Necessários
Assim como na vida, cada ocasião exige uma vestimenta adequada. Estar equipado corretamente é o primeiro passo da atividade pois as condições do ambiente podem surpreender.
Um calçado inadequado pode resultar em quedas que um calçado apropriado evitaria.
Contemple e Desfrute: Aprenda a Lidar com a Ansiedade
A cada passo, surge a expectativa de chegar logo: “Falta muito? Quanto ainda terei que caminhar?” O segredo para lidar com a ansiedade é parar e contemplar. Em vez de focar apenas na conclusão da missão, é importante olhar ao redor, apreciar a beleza que nos rodeia e desfrutar da companhia daqueles que estão conosco, por isso sente, respire e simplesmente se permita existir.
Supere o Impróprio: Enfrente Desafios Sem Sinalizações Claras
Alguns caminhos não possuem avisos ou sinalizações claras. Quantos metros faltam? Parece que alguém removeu as placas para aumentar a angústia daqueles que seguem o mesmo trajeto. Ou talvez para tornar a competição mais desafiadora. Há subidas, descidas e momentos de caminhada em linha reta. A estabilidade não dura muito tempo. Às vezes, galhos estão presentes para servir de apoio, e nem nos lembramos da necessidade de corrimãos. Estar à mercê do imprevisível nos faz contar com a fé e abrir espaço para a magia acontecer.
Conte com o Apoio: A Importância de Quem Caminha ao Seu Lado
O tempo desafia nossa resistência e a paciência já não cabe mais por isso, pensamos em desistir, permitir que os outros continuem sem nós, ou descansar por mais tempo. É nesses momentos que a importância daqueles que estão ao nosso lado se torna fundamental, além de nos esperarem, eles nos incentivam a prosseguir. Sempre há mais um sopro de alento, mais um passo a dar e mais um músculo a cansar. O tempo restante já não é tanto, e ao nos aproximarmos do topo, sentimos a luz entrar e nos ofuscar.
Celebre as Vitórias: Reconheça o Valor de Cada Etapa
Quando estamos prestes a alcançar nosso destino, o que nos foi prometido após tanto esforço torna o lugar ainda mais bonito e as borboletas nos recebem, basta abrir o terceiro olho para enxergá-las. Nossa sensibilidade se aguça ao chegamos e o cansaço desaparece, portanto tudo parece ter valido a pena. E de maneira irônica, percebemos que precisamos retornar, descer e enfrentar a descida, que pode ser mais perigosa do que a subida. Mas não se engane, são apenas técnicas diferentes. O tempo parece passar mais rápido na descida, pois não há mais expectativa. Entre quedas, tropeços e até mesmo lesões, fica registrado em nossas memórias: pode até doer, mas nada supera a delícia de superar a si mesmo.
No final, só nos resta agradecer, talvez com uma oração, por aqueles que nos acompanharam nessa jornada e transformaram a trilha no melhor jogo da vida.